Notícias

Valtra e Raízen realizam 1º Encontro de Mecanização Agrícola

22 julho 2014

No último dia 3, a Valtra recebeu 15 colaboradores da Raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, para o 1º Encontro de Mecanização Agrícola. O evento, realizado na unidade fabril em Mogi das Cruzes (SP), foi uma verdadeira imersão dos visitantes na estrutura da Valtra, e, serviu para facilitar o acesso às informações de produtos e serviços da marca.

A abertura do workshop e a apresentação institucional da Valtra foram realizadas por Orlando Silva, vice-presidente de operações comerciais da AGCO América do Sul. Segundo ele, atividades como esta permitem que as equipes da Valtra e da Raízen se conheçam melhor, facilitando, assim, a comunicação entre ambas e, tornando-a ainda mais ágil. “O encontro permite que possamos analisar algumas situações já vivenciadas e propor novas soluções para os trabalhos realizados com a Raízen”, ressaltou.

Responsável pela organização do encontro, Alexandre Vinicius de Assis, gerente comercial da Valtra, mediou os painéis que ocorreram ao longo do dia. O primeiro “Tratos Culturais e Preparo de Solo” foi apresentado por Marcelo Bassi gerente de marketing de produto tratores da AGCO, que falou também sobre os lançamentos da Valtra, e mostrou os diferenciais dos tratores das linhas leve, média e pesada.

Em seguida, Marcos Gobesso, gerente de marketing e produto da Santal, abordou o tema “Plantio Mecanizado e Colheita de Muda” – painel no qual foram explicadas questões sobre economia na utilização de mudas, bem como tratores/plantadoras ideais e soluções de transbordo, tudo para aumentar a rentabilidade do canavial. A Santal, marca do grupo AGCO desde 2012, tem mais de 50 anos de atuação e é a única no Brasil a oferecer um sistema completo de mecanização agrícola para as lavouras de cana-de-açúcar.

O painel sobre “Agricultura de Precisão” foi comandado por Rafael Antônio Costa, gerente de marketing de soluções em tecnologia avançada da AGCO, que destacou o novo serviço de conectividade do grupo, o Fuse Contact Center Global – desenvolvido para ajudar o cliente com a configuração, ajustes e operacionalização da agricultura de precisão a partir dos produtos de alta tecnologia. O especialista também expôs as facilidades do piloto automático Auto-Guide 3000 e do sistema de telemetria AGCOMMAND.

Por fim, a apresentação do painel de serviços AGCO foi dividida em três subtemas: Manutenção – coordenada pelo supervisor da Valtra, Manoel Lino; Peças – ministrada por Américo Carvalho, gerente de vendas da Valtra; e, Treinamento – dirigida por Alexandre Landgraf, gerente da AGCO Academy.

Durante o encontro, o gerente executivo de suprimentos da Raízen, Percio Martins também teve a oportunidade de fazer uma breve apresentação institucional da holding. De acordo com ele, a companhia se destaca como uma das mais competitivas empresas de energia do mundo. Com aproximadamente 40 mil funcionários, tem como foco a geração de soluções sustentáveis. Atualmente, a Raízen possui em sua frota cerca de 600 tratores Valtra e aproximadamente 100 transbordos Santal.

“Criada a partir da junção de negócios de Shell e Cosan, a Raízen é hoje a quinta maior empresa em faturamento e a principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil, com a produção de cerca de 2 bilhões de etanol (da cana-de-açúcar) por ano. A atuação inclui ainda a produção de 4 milhões de toneladas de açúcar e a comercialização de  1,8 milhão de MWh de energia elétrica anualmente. No segmento de distribuição de combustíveis, a Raízen possui ampla penetração no território nacional com mais de 4.700 postos Shell”, explicou o gerente executivo da Raízen.

Para finalizar o encontro as equipes elaboraram um plano de trabalho com todas ações e oportunidades discutidas e identificadas, para que assim seja possível trabalhar em conjunto a fim de implementar, buscando o aprimoramento da parceria.

Durante o encerramento, Jose Antonio Cardoso, diretor de suprimentos da Raízen, elogiou a iniciativa e enfatizou que a data deveria servir para criar uma agenda positiva, que vise à prática das inovações discutidas. “O workshop atendeu às minhas expectativas. Acho, inclusive, que a gente tem alguns pontos iniciais para trabalhar depois com um detalhamento maior. Mas, eu costumo dizer que a diferença entre um sonho e a realidade é a disciplina para a implementação. Então, quero muito acompanhar de perto aonde a gente vai chegar depois desta oportunidade. Também quero ressaltar que realmente aprecio muito a empresa de vocês, pelo fato de que a Valtra é um fornecedor que se preocupa em dar respostas ao cliente. Então, por favor, continuem desta forma”, concluiu Cardoso.

Categorias