Notícias

Valtra apresenta na Agrishow 2013 plantadeiras a Taxa Variável

30 abril 2013

Correção e adubação do solo, plantio correto e economia são alguns dos pontos positivos

A correção de solo, em muitas propriedades do Brasil, é realizada uma vez a cada 2 ou 3 anos ou pontualmente sempre que necessário. Ela apresenta um estudo com indicadores se a fertilidade do solo está ou não equilibrada. Já a adubação ou reposição dos nutrientes extraídos da cultura anterior é realizada de acordo com as características da próxima atividade a ser implantada no terreno.

Com o desenvolvimento da Agricultura de Precisão, a Valtra leva em primeira mão na Agrishow 2013, que acontece entre 29 de abril e 3 de maio em Ribeirão Preto (SP), a tecnologia da taxa variável, ferramenta que se tornou imprescindível na otimização dos custos de produção.

Partindo do princípio que cada pequena parte do cultivo receberá a quantidade de produto e insumo necessários, e não mais a quantidade média de uma grande área, como ocorre na agricultura convencional, isso representa para o agricultor brasileiro uma grande economia.

Inúmeras pesquisas já demonstraram que a correção com a taxa variável produz vantagens econômicas já no curto prazo, alcançando em média uma redução de 20% a 30% no custo de insumos. Já a médio e longo prazo a otimização destes insumos, propiciada pela taxa variável, propicia a uniformidade da lavoura e aumento de produtividade.

As plantadoras séries Hitech e Frontier da Valtra passam a ter como opcional o sistema de taxa variável para a distribuição de sementes e fertilizantes, sendo calibrado apenas por meio do toque de tela para a taxa fixa ou para a interpretação de mapas de adubação e semente a taxa variável.

Este produto possui características como:sistema hidráulico independente, permitindo que o equipamento seja acoplado a qualquer modelo de trator cabinado; sensor de rotação dos motores hidráulicos de 360 pulsos por volta de alta precisão, permitindo que o equipamento mude a taxa de aplicação instantaneamente ao entrar nas diferentes faixas de aplicação a taxa variável; distribuição do número desejado de plantas por hectare; além de possuir monitor de plantio integrado de série.

Além deste lançamento, a marca disponibilizará na feira a plaina frontal agrícola série VL, homologada pela engenharia de tratores Valtra por garantir operações mais eficientes. Desenvolvida para diversos trabalhos de movimentação de cargas, o equipamento se destaca por ser o único a manter a garantia integral de tratores novos e por ter acessórios desenhados para assegurar eficiência nas ações no campo.

Já para as rotinas de plantio nas lavouras, o produtor poderá contar com a opção de plantadeira versão SEED, integrando a série Valtra HiTech. O modelo dá como opção ao produtor a adaptação do implemento para o plantio de sementes sem distribuição de fertilizantes. O conceito, já existente no Brasil, se diferencia por ser montada com um disco de corte para palha e um conjunto de disco duplo para distribuição de sementes, dispensando mecanismos de distribuição de adubos. Além disso, a Valtra disponibilizará ao visitante da Agrishow todo o seu portfólio de implementos para a rotina de trabalho no campo.

Categorias